Skip links

Lifting Facial

Lifitng Facial

ritidoplastia, popularmente chamada de lifting facial ou face lifting, é um procedimento cirúrgico que promove o rejuvenescimento facial por meio da suavização das rugas que acometem a região do rosto e pescoço. Para que a operação alcance este resultado, é retirado o excesso de pele e as camadas musculares da região e são reposicionadas, garantindo uma aparência mais jovem e sem transparecer que foi feita uma intervenção.

lifting facial se destaca como uma das cirurgias plásticas mais realizadas no Brasil e, embora seja muito eficiente para proporcionar um aspecto mais jovial, não retarda e nem interrompe o processo de envelhecimento.

Isso porque, as consequências do tempo sobre a pele são naturais e fazem parte do ciclo de vida de qualquer pessoa, sendo impossível impedir que elas continuem aparecendo.

Vale lembrar, porém, que a adoção de uma rotina de cuidados básicos é capaz de minimizar o envelhecimento precoce. Isso significa que os efeitos de uma cirurgia de rejuvenescimento facial não duram para sempre, embora possam se tornar mais duradouras se o paciente fizer uso do protetor solar e ficar atento à sua hidratação, alimentação e saúde geral.

Mas, antes de falar mais profundamente sobre a cirurgia eu te pergunto: Você acha que aparenta ter mais idade do que possui?

As teorias biológicas que explicam o envelhecimento são diversas e muito interessantes. Vários pesquisadores tentam há muito tempo entender qual seria o “start” desse fenômeno que faz parte de nós todos. 

O que pode ser destacado desse evento é que múltiplos fatores internos (idade cronológica, a maneira que seu organismo funciona, sua herança genética, danos celulares e teciduais acumulados e doenças), somados ao seu estilo de vida (sedentarismo, vícios, alimentação, radiação solar e fatores emocionais) resultam em uma idade biológica que pode ser mais avançada que sua idade atual. 

Esta é a resposta para você que ao se olhar no espelho se sente com aspecto de cansado, olhar entristecido como se tivesse envelhecido muito de uma hora para outra, não condizendo com seu “estado de espírito”. 

Idade cronológica é apenas uma maneira de identificação de tempo. Hoje é possível com as técnicas cirúrgicas rejuvenescer de maneira duradoura e sem estigmas e é neste ponto que pode pensar em uma cirurgia plástica na face.

Lifting facial: para quem é indicado?

O face lifting é recomendado para pessoas com idade acima dos 40 anos e que apresentam sinais avançados de envelhecimento facial, isto é, em que o rosto apresenta rugas, excesso de pele e mal posicionamento das estruturas. O procedimento é totalmente individualizado, de modo que os resultados alcançados sejam harmônicos e tenham uma aparência que respeite os traços característicos do paciente.

Para a realização e indicação do lifting facial, é preciso que o indivíduo se consulte com um cirurgião plástico qualificado e especializado. Este profissional deverá avaliar as condições clínicas do paciente — que precisa estar saudável e não apresentar nenhum fator considerado de risco — para, assim, apontar se o procedimento poderá ser feito de maneira segura e eficiente.

Como é feita a cirurgia de rejuvenescimento facial?

 lifting facial é uma cirurgia plástica e deve ser feita em ambiente hospitalar, com acompanhamento de uma equipe cirúrgica completa: médico-cirurgião, anestesiologista, instrumentador cirúrgico e enfermeiros. 

Para garantir o conforto do paciente, são administrados medicamentos que podem variar entre sedação intravenosa ou anestesia geral, de acordo com a recomendação médica.

Com o paciente anestesiado, o cirurgião plástico faz uma incisão na região do couro cabeludo, por onde ele consegue acessar os músculos que serão restaurados durante o procedimento. 

Após o reposicionamento das estruturas da face, o excesso de pele é removido e é feita uma sutura com colocação posterior de bandagem, de modo a evitar que os pontos se rompam. O tempo de internação geralmente não passa de 24 horas.

Assim como qualquer procedimento cirúrgico, o lifting facial apresenta riscos. Os principais dizem respeito à problemas na cicatrização, dormência, alta sensibilidade, alergia à anestesia e complicações cardíacas. 

Esses são eventos raros, uma vez que esta é uma cirurgia estética eletiva, ou seja: trata-se de uma conduta planejada e não emergencial, em que o paciente pode esperar pelo momento mais adequado para realizá-la sem que existam grandes riscos.

Saiba um pouco mais sobre como é feito o lifting facial.

Cuidados pré e pós-operatórios

Antes de passar pelo procedimento, o paciente precisa fazer diversos exames de rotina, especialmente os cardiológicos e de sangue. O objetivo é identificar possíveis fatores de risco que podem comprometer a execução da cirurgia ou a recuperação do paciente. Com a liberação do procedimento, é preciso se consultar com o anestesista para que seja detectado o melhor método de sedação com base nas condições e histórico individual.

Nos dias que antecedem o lifting facial, o paciente também deve seguir à risca as recomendações desses dois profissionais, que geralmente incluem:

  • Suspender o uso de medicamentos anticoagulantes;
  • Não fumar;
  • Não usar maquiagens e cremes faciais na véspera da cirurgia;
  • Jejum alimentar;
  • Não utilizar fixadores ou outros produtos para cabelo no dia da operação.

Após a alta hospitalar, é comum que apareçam inchaços e manchas roxas na região do rosto, assim como algumas dores. Nas primeiras 48 a 72 horas, é recomendado que o paciente durma com a cabeceira da cama elevada e não encoste a lateral da face no travesseiro. 

Depois desse período, a tendência é que esses desconfortos regridam de maneira progressiva e as atividades rotineiras podem ser retomadas em cerca de 14 dias.

Outros cuidados importantes após a realização do lifting facial são:

  • Fazer uso dos medicamentos prescritos pelo cirurgião;
  • Não se expor ao sol;
  • Fazer curativos e higienizar as suturas conforme orientação médica;
  • Manter-se atento à dieta, evitando especialmente os alimentos muito gordurosos;
  • Não praticar exercícios físicos nos primeiros 30 dias após a cirurgia.

Seguir essas recomendações antes e depois da ritidoplastia é indispensável para quem deseja atingir os objetivos desse procedimento.

Benefícios e resultado do lifting facial

O processo de cicatrização pode variar de uma pessoa para outra, e pode levar até seis meses para que todo o inchaço desapareça e as marcas da incisão fiquem com aparência normal. Nesse período, é fundamental usar protetor solar diariamente para ajudar a manter a pele com aparência renovada e minimizar o envelhecimento associado aos danos do sol.

Apesar do longo período de recuperação, o paciente poderá notar os principais resultados do lifting facial 3 meses após a cirurgia. São eles:

  • Pele com aparência descansada e jovem;
  • Suavização da flacidez facial;
  • Redução das rugas e linhas de expressão;
  • Recuperação do tônus muscular facial perdido com o tempo;
  • Melhora da autoestima e do relacionamento com o próprio corpo.

Todos esses benefícios podem ser colhidos sem que o paciente fique com aparência de pele esticada ou cicatriz da ritidoplastia chamativa. O efeito final da ritidoplastia é bastante natural, uma vez que as marcas da incisão ficam escondidas no couro cabeludo e o procedimento respeita a estrutura facial e apenas retira a pele excedente, sem deixar perceptível que a pessoa foi submetida a uma cirurgia plástica.

Para prolongar os resultados obtidos, é indicada a adoção de um estilo de vida saudável — com a prática regular de exercícios, uma dieta balanceada e longe do tabagismo. Procedimentos estéticos complementares também podem ajudar a complementar o face lifting. É o caso de técnicas de peeling ou preenchimento de rugas, por exemplo.

Para saber mais sobre o lifting facial e descobrir se este é o procedimento certo para você, agende sua avaliação com o Dr. João Pedro Biló.

As cicatrizes são discretas, mas, os resultados são bastante visíveis! Existem diferentes técnicas aplicadas na face para alcançar o tão sonhado rejuvenescimento facial, contudo na prática cirúrgica os resultados mais expressivos são os que alcançam o sistema músculo aponeurótico superficial - SMAS. 

Esta cirurgia consiste em tracionar os músculos da face e reposicionar os compartimentos de gordura alcançando um resultado mais duradouro e natural. Para tanto, são necessárias discretas incisões entorno da orelha e couro cabeludo para tratar os sinais de envelhecimento. 

Por volta dos 40 anos pode realizar uma avaliação com um cirurgião plástico para verificar a necessidade de uma cirurgia de rejuvenescimento, como o facelift.

Isto porque devemos considerar as queixas, e principalmente, as características pessoais (genética, exposição solar excessiva, alimentação, cuidados com a pele, climatério, menopausa, etc.).

No entanto, é a partir dos 40 anos que a cirurgia facial apresenta resultados muito positivos e harmoniosos com as estruturas faciais (cirurgia que respeita as características do rosto) sem ser estigmatizados!

Não ficará. O que ocorre comumente são de pessoas que buscam apenas a compensação da perda de volume (uma das consequências do envelhecimento) com o uso de preenchedores como o ácido hialurônico. O resultado disto são faces cada vez mais parecidas, estigmatizadas, sem qualquer característica original.

O processo de amadurecimento da pele é percebido pelas mulheres por volta dos 40 anos quando o seu aspecto e textura ficam diferentes.

Este momento, conhecido como fase pré-menopausa, da início a diminuição de hormônio, proteína e ácidos que agiam na pele dando hidratação, viço e sustentação.

A intensidade dos processos muda com a aproximação dos 50 anos. Surgem a flacidez, rugas profundas, reabsorção óssea e perda dos contornos e volume da face. E veja, a perda de volume é apenas uma dentre todas as outras características desta fase.

A melhor abordagem neste momento para dar ao rosto o aspecto jovial que tanto se almeja é alcançar um nível profundo atingindo a camada muscular.

Desta forma é possível apagar as marcas profundas de rugas, retirar o excesso de pele e reposicionar a gordura onde houver necessidade de volume.

O contorno do rosto volta a ter vida e suas características são mantidas sem qualquer marca aparente.

Sim, resolve. A cirurgia do rejuvenescimento facial, se propõe a combater os principais problemas do envelhecimento.

No entanto, existem diferentes técnicas de ritidoplastia inclusive para faces magras.

A Plicadura do SMAS é a abordagem mais adequada para os casos em que o paciente apresente pouca frouxidão e ptose dos tecidos moles gordurosos, pois não há uma dissecção profunda.

Pode ser indicada também como cirurgia secundária, em casos em que o SMAS já foi manipulado e não há flacidez cervical.

Algumas mulheres acham que por terem mais idade não poderiam realizar uma cirurgia estética pensando nos riscos.

Em verdade, se está em bom estado de saúde poderá sim.

A menopausa encerra apenas o ciclo reprodutivo da mulher. A vida continua e deve ser aproveitada com qualidade e se sentindo bem com a aparência.

Cirurgias faciais podem ser realizadas durante a menopausa, inclusive é a única abordagem que alcança as camadas mais profundas da pele, que quando tratadas, apagam bons anos de rugas e marcas de expressão.

Em razão da Resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM) e do Regimento Interno da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) é proibida a divulgação de preços de cirurgias plásticas estéticas ou reparadoras em veículos de comunicação digitais.

Para ter conhecimento do preço do lifting facial em 2024 é necessário passar em consulta com o Dr. João Pedro Biló para analisar as suas queixas e indicar o melhor procedimento. Tendo alinhado o procedimento cirúrgico com suas expectativas, você terá acesso aos custos, reembolso e formas de pagamentos.

Você pode agendar sua consulta da seguinte forma:

Ligue ou envie mensagem para: (11) 3151-2567

Posts Recentes

Fale conosco pelo WhatsApp