Correção de diástase

O que é diástase?

A diástase é o afastamento dos músculos retos do abdômen que pode ocorrer durante a gestação, flutuações de peso ou ser constitucional. Ela é comum e deve ocorrer para que o bebê se acomode no útero, mas quando esse afastamento é muito grande, pode resultar em excesso de flacidez no pós-parto.

Quando fazer a correção de diástase?

Não existe um consenso de qual seria o valor a partir do qual deveríamos corrigir essa diástase. No entanto, na maioria das vezes, optamos por corrigir diástases a partir de 3 cm ou que causem um desconforto estético para o paciente.

Depois do parto, recomenda-se que toda mulher faça exercícios para fortalecer a região do abdômen e retomar os músculos para o lugar. Em alguns casos, apenas a cirurgia plástica é capaz de remover o excesso de pele e reposicionar os músculos.

Nesses casos, o procedimento mais indicado é a abdominoplastia, cirurgia plástica indicada para pacientes que desejam corrigir a diástase.

A abdominoplastia demora entre 2 a 4 horas e pode ser realizada com anestesia peridural. É recomendado que o paciente fique de 14 a 21 dias de repouso após o procedimento para garantir o sucesso da cirurgia e diminuir o risco de complicações.

Mulher com diástase

Qual o tempo total de recuperação da cirurgia?

A recuperação total da cirurgia demora em média 3 meses e requer alguns cuidados, principalmente com a postura, por isso é fundamental não fazer esforços durante esse período e usar uma malha compressiva na região abdominal.

Agende agora mesmo sua consulta com o dr. João Pedro Biló, deixe sua mensagem em nosso whatsapp.