Ritidoplastia: antes e depois
A ritidoplastia, conhecia popularmente como lifting facial, é um procedimento estético que tem a finalidade de suavizar os sinais visíveis de envelhecimento no rosto e no pescoço. Por meio da remoção de rugas e excesso de pele, a cirurgia proporciona um aspecto mais jovem ao paciente. Entretanto, para um bom resultado, existem cuidados necessários antes e depois da ritidoplastia.
Embora seja popular por seus resultados, homens e mulheres que desejam se submeter a esta intervenção devem se atentar aos procedimentos recomendados antes e depois da ritidoplastia, garantindo uma cicatrização eficiente e um procedimento mais seguro.
Pré-operatório da ritidoplastia
Assim como em qualquer outra cirurgia plástica, o paciente deve realizar diversos exames clínicos para que o profissional verifique se o indivíduo se encontra apto a realizar a ritidoplastia. Isso permite que sejam identificados as possíveis complicações e os fatores de risco que podem prejudicar a realização do procedimento e a recuperação do paciente.
Durante a primeira consulta, também será analisado os hábitos de saúde e estilo de vida do paciente. É importante que o paciente seja sincero em relação a esses detalhes, já que algumas particularidades podem representar um risco à qualidade de vida do paciente e na recuperação pós-cirúrgica.
Portanto, é necessário informar minuciosamente os hábitos, especialmente porque, alguns deles podem e devem ser interrompidos com antecedência, como:
- Uso de medicamentos anticoagulantes;
- Uso de tabaco, e evitar a ingestão de bebidas alcoólicas.
O paciente também deve se atentar ao jejum indicado pelo profissional responsável e outros detalhes que podem ser necessários. Tudo pode ser discutido logo na primeira consulta, evitando assim problemas antes ou depois da ritidoplastia.
Pós-operatório
Como foi dito, os cuidados necessários antes e depois da ritidoplastia são fundamentais para que a cirurgia ocorra sem maiores problemas. Essa atenção possibilita também que o paciente tenha uma recuperação tranquila.
Embora o pré-operatório seja uma etapa importante, por anteceder a cirurgia, o pós-operatório também tem a sua devida importância e não deve ser negligenciado. Após a alta hospitalar, que geralmente ocorre em no máximo 24 horas após a internação, o paciente poderá apresentar inchaços e manchas roxas na região, assim como desconforto.
Esses sintomas são considerados esperados, e não devem alarmar o paciente, que deverá seguir corretamente as instruções médicas — fazendo também o uso correto dos medicamentos prescritos pelo cirurgião.
Nas primeiras 48 a 72 horas, é recomendado que o paciente durma com a cabeceira da cama elevada, evitando encostar a lateral da face no travesseiro. Outros cuidados necessários nesse momento são:
- Evitar a exposição ao sol;
- Seguir a orientação médica para a correta higienização das suturas e troca dos curativos;
- Manter a dieta recomendada, evitando alimentos gordurosos;
- Não realizar atividades físicas por pelo menos 30 dias após a cirurgia.
Os incômodos devem desaparecer gradativamente e as atividades rotineiras podem ser retomadas, geralmente, após 14 dias. Mesmo com esta estimativa, ainda assim é necessária a avaliação médica, já que cada caso apresenta suas particularidades.
Importância dos cuidados antes e depois da ritidoplastia
É fundamental que o paciente se atente aos detalhes que envolvem os procedimentos e cuidados necessários antes e depois da ritidoplastia, já que cada atitude pode influenciar negativamente ou positivamente em sua recuperação e nos resultados da cirurgia.
O cirurgião plástico responsável pela operação deverá passar todos os cuidados e detalhes a respeito do antes e depois da ritidoplastia, tirando as dúvidas do paciente e garantindo que tudo ocorra da maneira mais segura possível. Por isso sinta-se à vontade para perguntar tudo neste momento, de modo que nenhuma questão fique em aberto para o dia da cirurgia.
Fontes:
Clínica de Cirurgião Plástica – Dr. João Biló;