Fale conosco pelo WhatsApp

Qual o melhor Tratamento para Rugas?

Mulher idosa com rugas em fundo cinza
06jan, 2021

A ritidoplastia, ou cirurgia plástica facial, é um dos procedimentos indicados quando as marcas de expressão surgem no rosto

A constante evolução da medicina estética, com tratamentos e procedimentos cirúrgicos que tratam os sinais de envelhecimento, colaboram para que clínicas e consultórios de cirurgiões plásticos estejam sempre com as agendas lotadas. Todos em busca do melhor tratamento para rugas.

Em essência, rugas são pregas as quais se formam na pele do rosto pescoço e colo ao longo da vida – ou, em outros termos, ao longo do processo de envelhecimento de indivíduo. Aparecem em quase todo o corpo, mas chamam muito mais a atenção, é claro, quando atingem a face.

Podemos dividir as rugas em dois tipos:

  • As rugas de expressão, as quais surgem como resultado da contínua repetição de certos movimentos faciais. Em dado momento, tal repetição deixa marcas na parte do rosto onde ocorre – estas marcas são as rugas;
  • As rugas de envelhecimento, que decorrem do progressivo afrouxamento dos pequenos músculos e da própria pele da face que a passagem dos anos acarreta. A mera força da gravidade, ao agir sobre estas áreas enfraquecidas do rosto, faz então surgir as rugas.

Um tratamento para rugas será tão mais eficaz quanto melhor forem definidas, por um cirurgião plástico ou por um dermatologista, sobre quais gêneros de rugas ele terá de atuar.

Prevenção: a primeira medida contra as rugas

Antes de falarmos sobre a ritidoplastia e demais tipos de tratamento para rugas, convém pensar sobre como prevenir, sobre como impedir o aparecimento delas, ao menos, parcialmente.

A melhor maneira de evitar, ou postergar, o surgimento de rugas na face é tomando muito cuidado ao expor-se ao sol.

Isto porque a radiação ultravioleta (os chamados raios UV) favorece o stress oxidativo cutâneo. Há um incremento na produção de radicais livres (moléculas instáveis, que prejudicam as células saudáveis do corpo). Como consequência, surgem manchas e as rugas na pele. Para evitar, ou minimizar o efeito do sol, é indispensável o uso diário do protetor solar, sendo que ele deve ser reaplicado ao longo do dia.

Outra forma de prevenção contra as rugas é o consumo de alimentos ricos em antioxidantes. Eles combatem o envelhecimento precoce da pele, além de conter nutrientes que propiciam a reprodução adequada das células.

Por fim, demais táticas eficazes contra as rugas são:

  • Correta limpeza da pele, ao menos, duas vezes ao dia;
  • Hidratação;
  • Tonificar;
  • Proteção solar.

Essas são as formas de combater o envelhecimento cutâneo. Mesmo com todos esses cuidados, envelhecer é natural e pode vir a ser necessário optar pelos tratamentos para rugas, podendo ser estéticos ou cirúrgicos.

A ritidoplastia e sua ação contra as rugas

Uma forma inteligente e eficaz de eliminar, total ou parcialmente, as rugas é a cirurgia plástica facial — a já citada ritidoplastia. Ela é indicada para pessoas que apresentem flacidez na pele do rosto. A ritidoplastia age retirando o excesso de pele facial (causa da flacidez) e reposicionado as estruturas musculares da face.

Quais as principais causas do surgimento de rugas que a ritidoplastia corrige? Vamos a elas:

  • Acúmulo de gordura na região do queixo;
  • Sulco nasogeniano em destaque (o popular bigode chinês);
  • Flacidez no contorno da mandíbula e do pescoço;
  • Bochechas caídas.

A ritidoplastia é um tratamento para rugas feito da seguinte forma: começa-se efetuando cortes bem rentes ao couro cabeludo, entre uma orelha e outra, no alto da cabeça. Na sequência, é feita a remoção dos excessos de músculos os quais geram as rugas na região frontal do rosto (testa).

Ainda via cortes, o cirurgião faz o descolamento da pele da face e do pescoço, de acordo com o que pede cada caso. Nesse momento alteram-se as estruturas musculares mais relevantes da face, visando proporcionar mais naturalidade a ela.

Somada ao lifting facial, o paciente recorrer à toxina botulínica, o Botox®, e melhorar o contorno da face por intermédio das técnicas de harmonização facial.

É importante quer o tratamento para ruga, seja ele cirúrgico ou estético, seja feito por profissional devidamente apto a tal. Caso tenha interesse em rejuvenescimento facial, entre em contato com o cirurgião plástico Dr. João Biló.

Fontes:

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP);

Clínica de Cirurgia Plástica – Dr. João Biló.