Skip links

5 Razões para fazer uma ritidoplastia aos 50 anos

Envelhecer é um processo natural ao qual todos nós enfrentamos, porém há uma forma de manter uma aparência mais jovem através da cirurgia chamada ritidoplastia ou cirurgia do rejuvenescimento facial.

Esta cirurgia é indicada quando os sinais de envelhecimento facial já não são suaves e a mulher deseja um resultado jovial perceptível e natural.

Neste artigo, vamos explorar cinco razões pelas quais mulheres com 50 anos ou mais podem considerar fazer uma ritidoplastia para renovar sua aparência e fortalecer sua autoestima.

As alterações na pele se iniciam muito cedo

O corpo feminino passa por diversas modificações no curso da vida. Elas são atribuídas, a diminuição de colágeno, aos fatores hormonais, menopausa, genética familiar e também aos fatores externos. Vamos aqui pontuar o que geralmente acontece com a pele da face.

Entre seus vinte e cinco e trinta anos, a mulher experimenta as primeiras mudanças faciais sutis, porém notáveis, na pele do rosto, ligeira flacidez e linhas finas ao redor dos olhos. Já a partir do climatério o corpo passa a produzir menores quantidades dos hormônios estrogênio e progesterona e isso costuma ocorrer entre os 45 e 55 anos e podemos notar uma ptose (queda) nas bochechas e na linha da mandíbula, o que transmite um visual cansado. As pálpebras também podem apresentar uma queda importante e agravar o semblante envelhecido. O excesso de pele ao redor do pescoço (papada) também pode surgir.

Outra mudança muito comum é o surgimento de manchas escuras na pele, chamadas de melasma. Este é causado por uma produção excessiva de melanina, que pode ser agravada pela exposição ao sol. 

Para tratar essas mudanças na pele e na face, existem várias opções. Uma das soluções com resultados mais significativos é a ritidoplastia, também conhecida como “lifting facial” ou a cirurgia do rejuvenescimento.

Como o “lifting” facial é capaz de gerar resultados tão naturais e duradouros?

A resposta está no Sistema Muscular Aponeurótico Superficial (SMAS) ,tecido conectado a derme responsável por proporcionar as alterações na expressão facial. Este sistema contínuo é formado por uma camada de músculos e tecido conjuntivo localizado abaixo da pele e acima da fáscia superficial compreendendo: músculos platisma, frontal, frisório, triangular e auricular. 

À medida que envelhecemos, o SMAS perde elasticidade e pode se deslocar, resultando em flacidez e perda de definição na face. O objetivo da ritidoplastia é corrigir esses sinais de envelhecimento, reposicionando o SMAS e devolvendo a aparência mais jovem e fresca à face.

Como é a cirurgia?

Com a paciente sob anestesia geral, o cirurgião plástico especialista em ritidoplastia, faz incisões na pele para alcançar o SMAS tracionando – o para apagar os sinais de envelhecimento. Por essa razão, o conhecimento do SMAS é fundamental para uma ritidoplastia bem-sucedida. 

Mas atenção! Não são todos os cirurgiões que possuem expertise para uma cirurgia desta complexidade. Avalie muito bem a sua escolha médica para evitar danos como assimetria facial, lesões nervosas ou danos aos vasos.

Toda ritidoplastia é igual?

Não, o procedimento é totalmente personalizado. O SMAS é um componente importante da ritidoplastia, pois é responsável por sustentar os tecidos faciais e determinar a forma da face. Quando o SMAS é reposicionado de maneira correta, a face fica com uma aparência mais jovem e saudável respeitando as características singulares do paciente. 

Além disso, existem 3 técnicas mais comuns: Low SMAS, High SMAS e Deep Plane facelift. Mas, quais são as diferenças entre elas e quais são as indicações para cada uma?

  • Flacidez leve: o DEEP Plane ou Plicatura do SMAS são técnicas possíveis. Sendo o DEEP plane cada vez mais a escolha também nesses casos. A plicatura do SMAS é  uma técnica mais suave que envolve o encurtamento do SMAS flácido preservando volume e reposicionando as estruturas caídas. Este tipo de facelift é indicado para pacientes que apresentam flacidez mais leve na face, mas que ainda têm boa elasticidade da pele e precisam manter o volume da face, essa técnica proporciona uma cirurgia mais rápida.
  • Flacidez moderada ou acentuada: o Deep plane e o High SMAS são boas opções nessas situações. Ambas visam tratar os efeitos do envelhecimento de forma mais refinada com liberação dos ligamentos profundos que vão até a pele, proporcionando um resultado mais duradouro e natural. A técnica do Deep plane tem sido a minha escolha na maioria desses casos. Envolve a remoção de excesso de pele e tecido conjuntivo da face e a fixação do SMAS em uma posição mais elevada. Este tipo de facelift é mais indicado para pacientes com uma quantidade moderada ou grande de flacidez na face, com queda dos compartimentos de gordura, frequentemente associamos enxertia de gordura em áreas chave para potencializar os resultados.
  •  

Cada técnica tem suas próprias indicações e é preciso avaliar cuidadosamente o paciente para determinar qual a melhor opção para alcançar seus objetivos estéticos.

Você pode observar vários benefícios da ritidoplastia com tração do SMAS e agora vou pontuar as 5 Razões para fazer uma ritidoplastia após os 50 anos:

     1  Desacelera o envelhecimento

À medida que envelhecemos, a pele do nosso rosto perde elasticidade e firmeza, o que pode levar ao surgimento de rugas, linhas de expressão e flacidez. A ritidoplastia pode ajudar a reverter esses sinais, restaurando a firmeza e a elasticidade da pele para uma aparência mais jovem.

  1. Melhorar a autoestima 

Para as mulheres vaidosas a autoestima pode ficar fragilizada à medida que se envelhece e o rosto começa a perder o viço e o contorno facial. A cirurgia de rejuvenescimento facial pode ajudar a melhorar a autoestima, permitindo que as mulheres se sintam mais confiantes e satisfeitas com sua aparência.

  • Respeita as suas características naturais 

Uma das principais preocupações das mulheres em relação à cirurgia plástica é a possibilidade de resultados pouco naturais ou exagerados. No entanto, com um cirurgião plástico experiente e habilidoso, é possível obter resultados naturais e que melhoram a aparência sem parecer artificial.

  • Personalização do procedimento 

Cada pessoa tem necessidades e objetivos únicos em relação à cirurgia de rejuvenescimento facial. O cirurgião plástico pode personalizar o procedimento de acordo com as necessidades e objetivos de cada paciente, criando um resultado único e personalizado que atenda às expectativas podendo associar tratamentos para obter resultados superiores como Laser de CO2, Morpheus 8, Facetite, Accutite, Liftera.

  • Recuperação relativamente rápida

Embora a cirurgia de rejuvenescimento facial seja um procedimento cirúrgico, a recuperação é relativamente rápida em comparação com outras cirurgias. A maioria das mulheres pode retornar às atividades normais dentro de dez a quatorze dias, com a cicatrização completa em algumas semanas ou meses.

Podemos concluir que a ritidoplastia é uma opção para mulheres com mais de 50 anos que desejam manter uma aparência mais jovem. Neste momento da vida, muito mais experiente, é possível selecionar melhor seus cuidados com a aparência escolhendo o que existe de mais refinado para continuar vivendo com prazer a vida que sempre quiz. 

Se você está interessada em fazer uma ritidoplastia para ter sua aparência renovada, entre em contato conosco para agendar seu atendimento e dar o primeiro passo em direção a sua versão mais jovem e confiante!

Fale conosco pelo WhatsApp