Fale conosco pelo WhatsApp

Quanto custa a rinoplastia?

Menina e um espelho refletindo seu nariz
30jul, 2020

A rinoplastia é uma das cirurgias mais realizadas no mundo todo, seja por conta dos pacientes famosos ou pelo resultado que o procedimento oferece. Por esse motivo, uma das principais dúvidas de quem se interessa pela cirurgia é: quanto custa a rinoplastia?

Caracterizada pela correção de deformidades nasais, a rinoplastia é um procedimento que tem um custo específico e que precisa ser considerado por aqueles que querem se preparar financeiramente antes de entrar no centro cirúrgico. No entanto, para saber quanto custa a rinoplastia é fundamental conhecer os fatores que interferem na definição do custo da rinoplastia.

Quanto custa a rinoplastia: o que interfere no preço?

A maioria das pesquisas realizadas nos mecanismos de busca tem por objetivo descobrir o valor de uma cirurgia plástica. Entretanto, uma determinação do Conselho Federal de Medicina (CFM) afirma que os consultórios médicos não estão permitidos a passar essa informação antes de avaliar o quadro do paciente. Sendo assim, a única maneira de descobrir quanto custa uma plástica no nariz é por meio da consulta presencial.

Por outro lado, é possível ter uma ideia de quanto pode custar o procedimento por meio dos critérios utilizados para definir o valor. Confira abaixo quais são os 4 aspectos que analisados pelo cirurgião plástico ao definir quanto custa a rinoplastia.

1.     Capacitação do cirurgião plástico

O conhecimento teórico e prático do médico é essencial para estabelecer o valor de uma rinoplastia. Isso porque toda a bagagem adquirida no decorrer da carreira do cirurgião plástico permite que ele realize um procedimento mais minucioso e assertivo, respeitando as necessidades de cada caso.

É importante citar que o médico deve ser membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). Dessa forma, o paciente tem a certeza de que o profissional é especializado em procedimentos cirúrgicos estéticos.

2.     Complexidade das alterações funcionais ou estéticas

A rinoplastia é indicada para os pacientes que não estão satisfeitos com a proporção ou formato nasal, o que pode ocorrer devido a uma projeção da ponta do nariz, afinamento das asas nasais, formato do dorso nasal, entre outros motivos. Logo, o cirurgião plástico considera a complexidade de cada caso para saber quanto custa a rinoplastia e informar o valor para o paciente.

Nesse momento, é fundamental que o indivíduo compreenda as complexidades de seu caso sem compará-lo com os resultados adquiridos por um conhecido ou por uma celebridade. Cada paciente possui uma estrutura física única, portanto, o cirurgião plástico analisará as características faciais do indivíduo para decidir o que pode ser feito para obter o melhor resultado físico e estético.

3.     Estrutura para realização da cirurgia

As instalações hospitalares são aspectos que impactam diretamente no valor final da rinoplastia. Para que a cirurgia seja feita com o máximo de segurança, faz-se necessário ter um centro cirúrgico bem equipado e com um leito de UTI disponíveis para eventuais complicações.

Além disso, para descobrir qual é o valor da plástica no nariz é importante ter em mente o custo da equipe que ajudará o cirurgião plástico. A equipe é formada por anestesistas, enfermeiros e médicos auxiliares que dedicaram anos de sua formação para oferecer o melhor para os pacientes. Portanto, quanto mais experientes esses profissionais forem, maior será o valor cobrado pela rinoplastia.

4.     Exames e medicamentos

A realização da plástica no nariz demanda um preparo específico por parte do paciente. É necessário fazer uma série de exames — que será devidamente solicitada pelo cirurgião plástico — e tomar alguns remédios para aliviar o desconforto no pós-operatório, algo que será explicado para o paciente no decorrer do processo.

Por conta disso, antes de decidir fazer a rinoplastia é interessante que o paciente separe um valor para fazer as análises laboratoriais e para tomar os medicamentos necessários. Dessa maneira, é possível se concentrar nos cuidados pré e pós-operatórios sem se preocupar com o fator financeiro.

A avaliação inicial feita pelo cirurgião plástico para definir quanto custa a rinoplastia é essencial para que o paciente tire suas dúvidas pessoalmente, visando obter um resultado harmonioso que melhore sua autoestima e bem-estar. Caso queira saber mais sobre o procedimento, entre em contato e agende uma consulta com o Dr. João Biló.

Fontes:

Clínica de Cirurgia Plástica Dr. João Pedro Biló;

Conselho Federal de Medicina (CFM);

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

Cirurgião plástico formado pela Escola Paulista de Medicina - UNIFESP e com especialização em Microcirurgia e Cirurgia Reparadora pela mesma instituição. Também, Médico Colaborador do Setor de Microcirurgia e Reconstrução de Membros Inferiores da Disciplina de Cirurgia Plástica da Universidade Federal de São Paulo Escola Paulista de Medicina (UNIFESP / EPM).