Skip links
Mãe feliz com a filha após o mommy makeover

Quando fazer o Mommy Makeover ou cirurgia pós-parto?

Ao longo dos nove meses de gestação, o corpo da mulher passa por uma intensa transformação interna e externa para abrigar o bebê. É normal que toda essa transformação traga mudanças na aparência, como aumento de peso, acúmulo de gordura, flacidez, estrias, celulite e outras características que são típicas da intensa mudança pela qual o corpo passa para abrigar e gerar um novo ser humano. 

Para melhorar essas alterações na aparência, suavizando as mudanças pós-gestacionais, as mulheres podem recorrer a cirurgia plástica.

Com o progresso das técnicas cirúrgicas e anestésicas é possível associar mais de um procedimento no mesmo ato cirúrgico com segurança.

A associação de cirurgias e procedimentos estéticos para melhora no corpo das mamães recebe o nome em inglês de Mommy Makeover.

Esse é o seu caso e o que você está buscando? Então continue a leitura e saiba tudo sobre o Mommy Makeover. 

Quais procedimentos fazem parte da cirurgia do pós-parto?

As alterações mais frequentes no corpo da mulher após a gestação ocorrem no contorno corporal: abdome, mamas, dorso, culotes, coxas. Algumas mulheres também precisam de alguns ajustes na região do pescoço face e pálpebras.

O Mommy Makeover ainda é um termo pouco usado no Brasil, mas é uma cirurgia plástica que tem grande capacidade de aumentar a autoestima da mulher e trazer mais satisfação à própria imagem. 

O que podemos corrigir com esta cirurgia, confira: 

Mamas:

A cirurgia a ser realizada nas mamas depende das alterações sofridas por cada mulher.

No caso de perda de volume sem flacidez de pele, comum em mulheres de mamas pouco volumosas pré-gestação, somente o aumento mamário com gordura (lipofilling), implantes de silicone (proporcionando maior volume e projeção) ou ambos – cirurgia híbrida pode resolver a situação.

Nos casos de flacidez mais importante pode ser necessária fazer um ajuste de pele com reposicionamento das aréolas e reestruturação do tecido mamário – a mastopexia. Essa pode ser ou não associada ao uso de implantes de silicone ou lipofilling.

Nas pacientes de mamas grandes antes da gravidez, frequentemente a cirurgia de mamoplastia redutora estrará indicada.

Região abdominal:

A região do abdome sofre grandes impactos com a gestação, crescendo muito para abrigar o bebê. Isso pode causar flacidez, diástase (separação) dos músculos retos do abdome, aumento de hérnias umbilicais, acúmulo de gordura e estrias na região. Para corrigir esses aspectos podem ser indicadas abdominoplastia ou mini abdominoplastia, quando existe excesso de pele; a lipoaspiração, para melhora do contorno corporal e, com grande impacto sobre a autoestima das mulheres. 

Região dos quadris, coxas:

A lipoaspiração é o procedimento mais indicado para a melhora do contorno dessas regiões. Nas coxas quando existe um excesso de pele maior, pode-se considerar um ajuste de pele associado configurando a cirurgia de cruroplastia.

Os procedimentos nas mamas, abdômen, quadris e cintura são os clássicos no Mommy Makeover, mas outros podem ser associados para garantir os efeitos desejados pela mulher no pós-parto. Apenas um médico cirurgião plástico credenciado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica pode recomendar e realizar os procedimentos cirúrgicos. 

Quando considerar passar pelo Mommy Makeover? 

Em geral, aguardar pelo menos 6 meses após o parto assim como 3 meses após o término da amamentação. Nos casos de cirurgia nas mamas, a mulher não pode estar produzindo leite. Na prática clínica busca-se a maior individualização possível, considerando as regiões a serem operadas, a estrutura familiar, o timming de retorno ao trabalho.

Embora o Mommy Makeover seja um conjunto de tratamentos, o médico deve avaliar e entender qual o melhor protocolo para cada paciente. 

Quando, então, considerar realizar o Mommy Makeover? Alguns casos frequentes são:

  • Se após a gestação você ficou insatisfeita com o formato do abdome e umbigo;
  • Se após a gestação desenvolveu diástase (separação dos músculos retos do abdome);
  • Se a gestação e amamentação transformaram o formato e aspecto das mamas e aréolas;
  • Se você está insatisfeita ou com baixa autoestima em relação ao surgimento de estrias e celulites, além de excessos de pele na região abdominal;
  • Se você está desconfortável com formato diferente nas regiões do quadril, tronco, braços ou coxas.

As mulheres que passaram por uma gestação e querem recuperar as características físicas que tinham antes do parto, podem recorrer a cirurgia plástica pós-parto ou uma série de outros procedimentos para resgatar a autoestima. Os cuidados com a saúde de mamãe e bebê são fundamentais para criar um vínculo saudável e de muito amor.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco e agende uma consulta!

Fale conosco pelo WhatsApp