Skip links

Prótese de silicone e amamentação

Prótese de silicone e amamentação: o que você precisa saber?

Uma dúvida muito comum entre a maioria das mulheres que pretendem aumentar o volume dos seios é em relação a prótese silicone e amamentação: “posso amamentar normalmente depois da mamoplastia de aumento?”.

Fique tranquila, pois normalmente as mulheres com prótese podem, sim, amamentar. A amamentação não é impedida pelo implante, desde que a cirurgia seja a mamoplastia de aumento, já que o procedimento não corta as glândulas mamárias e nem os dutos de escoamento de leite.

Se você pensa em fazer essa cirurgia plástica, saiba que está no lugar certo para sanar suas dúvidas. Neste conteúdo vou esclarecer alguns pontos em relação às próteses de silicone e amamentação, para você que pensa em aumentar os seios e ainda ter filhos futuramente, mas não se sente segura com isso.

Boa leitura!

Silicone e amamentação: tudo depende do tipo de cirurgia

Para começar a explicar a relação entre silicone e amamentação é importante pontuar que a prótese de silicone em si não altera as glândulas mamárias, o que pode interferir é o tipo de cirurgia nos seios.

Existem algumas cirurgias que são mais invasivas para as mamas e, mesmo não afetando a região de produção do leite materno, podem lesionar alguns ductos mamários e prejudicar ou impedir completamente a passagem do líquido.

Também é importante ressaltar que as cirurgias envolvidas com alterações no entorno das aréolas cortam a glândula mamária no meio e, mesmo assim, grande parte dela fica sem ser manipulada. Desta forma, mesmo ocorrendo a produção do leite, a amamentação poderá ser prejudicada.

Alguns exemplos de cirurgias nos seios que podem prejudicar a amamentação são a mastopexia com ou sem prótese ou mamoplastia redutora.

Abaixo, você confere as cirurgias que não influenciam na amamentação:

  • Incisão inframamária;
  • Incisão Axilar;
  • Transabdominoplastia;
  • Incisão Umbilical.

É extremamente recomendável para as mulheres que estão com dúvidas na relação entre silicone e amamentação, conversar com seu cirurgião plástico e esclarecer quais são seus planos para o futuro.

Assim, o profissional pode ter plena certeza de qual técnica será mais adequada ao seu caso e ao mesmo tempo compatível com o aleitamento materno.

Silicone antes ou depois da gravidez: qual a melhor alternativa?

É importante deixar claro que não existe a melhor alternativa. Essa questão cabe apenas a cada mulher responder. Como dito anteriormente, a mamoplastia de aumento não impede a produção de leite durante a gravidez.

É preciso que você leve em conta e esclareça ao cirurgião plástico quando você pretende ter um filho. Caso seja uma plano para médio prazo, o melhor a se fazer é esperar, mas, se é algo que ainda não é certo, não existe um porquê para adiar o sonho de ter os seios no formato e tamanho que deseja.

Outro fator importante a ser levado em consideração é a flacidez da mama após a amamentação. É inevitável que a pele estique durante a produção de leite e mude o formato dos seios, tanto para mulheres com seios naturais quanto para as que já tem uma prótese de silicone.

Levando isso em consideração, caso o bebê já esteja “na agenda”, é mais estratégico engravidar e amamentar, para depois aumentar e corrigir as mamas.

E então, tirou suas dúvidas sobre prótese de silicone e amamentação? Entre em contato com minha clínica, marque sua consulta e esclareça o que mais for preciso.

Fale conosco pelo WhatsApp