Skip links
Mudanças da mama pós-menopausa

Mudanças da mama pós-menopausa

Você está na menopausa e sente mudanças nas suas mamas? Confira no blog mais detalhes sobre as mudanças da mama pós-menopausa e cuide-se.

O climatério caracteriza-se pelo período de transição da fase reprodutiva da mulher, onde os ciclos menstruais ficam irregulares até que chega o momento da última menstruação – a menopausa. A partir do climatério o corpo passa a produzir menores quantidades dos hormônios estrogênio e progesterona.

Isso costuma ocorrer entre os 45 e 55 anos e o período que se segue é chamado de pós-menopausa.

Ao longo da vida da mulher, os seios passam por mudanças causadas pelas flutuações hormonais, inclusive após a menopausa.

Por que ocorrem tantas mudanças na mama durante a menopausa?

O culpado de tantas alterações na mama feminina é a queda do estrogênio durante o climatério, que faz com que as mamas percam colágeno, elastina, gordura (tecido adiposo) e tecido mamário, que são os alvéolos e ductos mamários.

É por isso que muitas mulheres sentem que os seios diminuem na menopausa, além da pele ficar mais fina com a menor produção de colágeno e levar ao aspecto de flacidez.

Por outro lado, algumas mulheres sentem que os seios aumentam. Mas por que isso acontece?

A princípio, podemos pensar que com a queda do estrogênio a partir dos 45 anos, a tendência é que os seios diminuam já que as mulheres não estão mais em fase reprodutiva e as glândulas que produzem leite encolhem.

Mas isso não é uma regra para todas.

Aos 30 anos, nossos seios estão formados por mais tecido glandular que por tecido adiposo, corresponde a 90% do primeiro e 10% do segundo; na menopausa, a mama é composta por 20 a 25% de tecido glandular e 80-75% de gordura. Por isso o ganho de peso é tão impactante no tamanho das mamas na menopausa.

O mamilo também pode sofrer alterações. A aréola pode encolher e alterar a intensidade de sua cor. Conhecer isso é importante para analisar as alterações e saber quando não fogem do padrão da normalidade, possibilitando a procura por auxílio médico precoce para verificar o que fugiu do esperado e que pode sinalizar uma doença. 

Quando procurar um médico em caso de alterações na mama?

Caso os sintomas estejam muito discrepantes do esperado para as mamas no período da menopausa é fundamental consultar um médico para descartar possíveis doenças ou iniciar o tratamento o quanto antes. Fique atenta aos sinais:

  • Mudanças abruptas na forma e tamanho principalmente em um único seio;
  • Mudanças na textura da pele;
  • Secreção inexplicada do mamilo;
  • Inchaço ou caroço na axila ou ao redor da clavícula;
  • Área protuberante ou anormalmente firme na mama;
  • Dor persistente na mama.

Você está passou pela menopausa e sente alguma mudança nos seios? Agora você sabe identificar e recorrer ao médico em caso de possíveis problemas.

Vale lembrar que o cirurgião plástico pode indicar procedimentos que vão devolver a forma e tamanho desejados das mamas, com aspecto rejuvenescido e da forma mais natural possível.

Neste conteúdo você vai saber como o Lifting de mama pode remodelar os seios principalmente nesse período de mudanças da mama pós-menopausa!

Agora você tem todas as informações que precisa sobre mudanças na mama durante a menopausa. Continue navegando no blog para acessar outros conteúdos úteis para sua saúde, bem-estar, qualidade de vida e beleza.

Fale conosco pelo WhatsApp