Quais as cirurgias plásticas para o rejuvenescimento facial
Não é de hoje que as pessoas buscam alternativas para rejuvenescer sua aparência. Sentir-se bem consigo mesmo com o avançar da idade e ter um rosto até 15 anos mais jovem é uma possibilidade estética oferecida pelas desejadas cirurgias plásticas de rejuvenescimento facial, que por esse motivo, é cada vez mais buscada por pessoas em várias partes do mundo.
O resultado, no entanto, depende de vários fatores, como o nível de envelhecimento da pele e a cirurgia escolhida, mas de qualquer forma, um rosto mais jovem é um desejo de muitos.
Neste artigo você conhecerá algumas das cirurgias plásticas para rejuvenescimento facial, quando são indicadas e os resultados esperados, confira.
Qual a melhor plástica para o rosto?
A escolha da melhor cirurgia plástica para o rosto dependerá muito do efeito desejado, algumas pessoas querem corrigir pontos específicos que desagrada no visual de sua face (lifting de sobrancelhas, correção de pálpebra, papada, bigode chinês, volumizar boca, dentre outras.), outras desejam grandes mudanças que demandam cirurgias mais complexas como no caso da ritidoplastia. Por isso, o procedimento estético indicado varia bastante de uma pessoa para outra.
Entre as cirurgias plásticas faciais para corrigir ou mudar algum aspecto, dentre as mais buscadas está a rinoplastia, uma cirurgia no nariz que pode ser realizada para resolver problemas de saúde, corrigir traumatismos causados por algum acidente ou para harmonizar o visual.
Outras cirurgias pontuais muito procuradas são a Otoplastia, cirurgia nas orelhas; e a mentoplastia, que é a cirurgia no queixo. Já as cirurgias faciais realizadas para o rejuvenescimento observaremos na sequência, continue acompanhando.
Cirurgia de rejuvenescimento facial e procedimentos não invasivos
Um dos grandes objetivos procurados na cirurgia plástica facial é o rejuvenescimento do rosto, e graças aos avanços na tecnologia estética e nos procedimentos cirúrgicos para este fim, é possível que qualquer pessoa (com indicação para submeter-se a uma cirurgia) possa aparentar menos idade.
Procedimentos estéticos não invasivos também podem proporcionar um rejuvenescimento facial, entretanto são mais discretos e necessitam de manutenção mais frequente, ou seja, após realizar um procedimento, para manter aquele mesmo efeito é necessário voltar à clínica algumas vezes em alguns meses ou anualmente para retoques.
Assim, o procedimento estético de rejuvenescimento não invasivo (sem cirurgia) precisa que você se prepare para voltar a clínica periodicamente. O que não acontece no caso de uma cirurgia plástica, em que o procedimento é muito mais duradouro e onde somente o processo natural de envelhecimento pode alterar o visual conquistado, demorando mais tempo para acontecer. A manutenção também ocorre mas para manter o resultado da cirurgia e não para refazer o processo.
Como é denominada a cirurgia para rejuvenescimento facial?
Existem mais de uma cirurgia plástica para rejuvenescimento facial, entretanto o procedimento mais completo, em que toda a face será melhorada, é chamado de ritidoplastia, também conhecido como lifting facial ou facelift.
Além da ritidoplastia, existem também outras cirurgias para o rejuvenescimento facial, como o lifting de sobrancelha, lifting frontal e a cervicoplastia, veja como funcionam cada uma delas.
Ritidoplastia
Ritidoplastia é a cirurgia mais completa para o rejuvenescimento facial, tem o objetivo de reduzir rugas profundas, melhorar o tônus da pele e diminuir a flacidez causada pelo envelhecimento natural. Este procedimento é indicado as pessoas, acima de 45 anos, mas pode variar de acordo com o momento em que o cirurgião plástico definir como mais indicado para o procedimento.
A ritidoplastia reverte os efeitos causados pela gravidade, ou seja, aqueles que deixam o aspecto de rosto caído, cansado e com rugas profundas, assim, na cirurgia não é realizada somente uma levantada ou esticada na pele como muitos pensam, mas também um reposicionamento do tecido muscular, por isso o procedimento pode levar em média 4 a 6h.
Ritidoplastia tracionamento do SMAS
Um aspecto natural após uma cirurgia plástica é especialmente o que qualquer pessoa que passa pelo tratamento de rejuvenescimento quer, entretanto, é justamente por existirem resultados mais artificiais que muitas pessoas acabam desistindo do procedimento.
O sistema músculo aponeurótico superficial – SMAS é uma estrutura fina, rica em colágeno, responsável pela sustentação da pele da face e corpo. Fica localizado abaixo do tecido adiposo e recobre o tecido muscular.
Os fatores que levam ao envelhecimento alteram todas as camadas da pele: epiderme – derme – hipoderme e inclusive as mais profundas como o SMAS.
Com a perda da sustentação do SMAS a face fica “caída”, sendo necessário tratar essa região através do seu tracionamento e é a cirurgia de Lifting facial que proporciona esse manejo. Desta forma a pele não precisa ser extremamente esticada e todos os movimentos do rosto e expressões são mantidos, o resultado de uma ritidoplastia com SMAS é bem natural, ou seja promove exatamente o efeito desejado.
A cirurgia com SMAS é o que permite este efeito entre o aspecto natural ou não.
Lifting de sobrancelha ou Brow lifting
Lifting de sobrancelha ou Brow lifting é o levantamento das sobrancelhas para melhorar o aspecto do olhar, é um levantamento discreto, somente para corrigir o efeito do tempo, que favorece um aspecto cansado e envelhecido.
Este procedimento pode estar incluso em uma cirurgia de ritidoplastia, ou ser realizado à parte. Um efeito parecido pode ser conquistado com procedimentos estéticos não cirúrgicos, mas o resultado deve durar pouco tempo e uma manutenção deverá ser realizada de tempos em tempos.
Lifting frontal ou de testa
Lifting frontal ou de testa é também uma cirurgia que pode ser realizada especificamente ou como parte de uma ritidoplastia, ela é um pouco mais complexa que a brow lifting, pois além de reposicionar as sobrancelhas, também suaviza as rugas profundas da testa. Pode ser realizada por técnica aberta ou videocirurgia.
Blefaroplastia
Blefaroplastia é uma cirurgia de rejuvenescimento da região dos olhos, mas também para pessoas que tem a visão dificultada pela palpebra caída, comum em pele mais madura, algumas vezes pode ser recomendada por um cirurgião plástico para pessoas mais novas.
Existem 2 tipos de blefaroplastia, a superior, que deve corrigir as pálpebras caídas, e a inferior, para a retirada de bolsas abaixo dos olhos. Ambas renovam o olhar removendo aquele aspecto cansado, que demonstra envelhecimento.
Cervicoplastia
Cervicoplastia é um procedimento cirúrgico para corrigir a papada, geralmente causada pelo envelhecimento, indicada para reposicionar o tecido muscular e redesenhar o queixo, assim a flacidez local é eliminada, permitindo um perfil mais elegante e jovial.
Cervicoplastia X Lipo de pescoço ou de papada
Existe outra cirurgia realizada na área do pescoço e que também promove o rejuvenescimento do paciente, pois retira a papada e assim deixa o visual na região do queixo mais jovem, é a lipoaspiração de pescoço ou de papada, trata-se de um procedimento mais simples e promove somente a retirada da gordura neste local.
Já a Cervicoplastia é uma cirurgia que promove rejuvenescimento para quem tem algum grau de flacidez maior e acúmulo de gordura em diferentes camadas nesta região.
As cirurgias plásticas para rejuvenescimento facial devem ser realizadas somente por médicos cirurgiões plásticos, e entre os benefícios estão a recuperação da confiança e a sensação de bem-estar pessoal e social, aumentando a qualidade de vida e satisfação com a própria aparência.