Skip links

Microcirurgia

Microcirurgia

O que é microcirurgia?

A microcirurgia é um conjunto de técnicas que executadas sob magnificação, microspcópio ou lupas de aumento, possibilitam a execução de cirurgias com maiores detalhes e principalmente um leque muito maior de cirurgias.

Diversas áreas na cirurgia podem usufruir de técnicas microcirúrgicas: cirurgia plástica, oftalmologia, neurocirurgia, cirurgia da mão, urologia, otorrinolaringologia etc.
 
Na cirurgia plástica a microcirurgia possibilita o transplante de estruturas do corpo com irrigação sangüínea (vascularização) própria, através de conexões vasculares (anastomoses) realizadas na área receptora. Assim podemos reconstruir uma mandíbula e partes da boca ou lábio após a ressecção de um câncer ou por um trauma.
 
Utilizamos para isso um osso da perna (a fíbula) com ou sem pele da parte lateral, levando a artéria e as veias que compõe a sua circulação. Realizamos então as conexões (anastomoses) microcirúrgicas, moldamos então o osso para que tenha a forma mais próxima do osso original.
 
Seguindo esse princípio conseguimos reconstruir as mamas com tecido (pele e gordura) do abdome conectando os vasos sangüíneos e vasos próximos a região de onde foi retirada a mama pelo tumor. 
 
Na literatura médica temos trabalhos que nos mostram que essa técnica evolui com satisfação maior a longo prazo quando comprarada a reconstrução com implantes de silicone. Por isso, quando possível optamos por essa técnica.
 
Em traumas com perda de tecido ou após ressecção de grandes tumores em membros também podemos contar com o recurso do transplante microcirúrgico, quando podemos transplantar pele e gordura de outras regiões para cobrir o defeito gerado.
Nas lesões de nervo, ou paralisia facial também atuamos, reconectando nervos, realizando enxertia nervosa, transplantando músculos inervados para substituir regiões afetadas por mais tempo situação a qual somente a neurorrafia ou enxertia de nervo pode não gerar o resultado desejado.
 
Outro recurso importante é a atuação para reimplantes, seja de um dedo ou mão por exemplo, quando realizamos a reconstrução de todas as estruturas lesadas, vasos sangüíneos, nervos, tendões e ossos.
 
O transplante de mãos já realizado em vários países do mundo.
 
O auge da microcirurgia na cirurgia plástica eu considero ser o transplante de face, que possibilida devolver para o convívio em sociedade uma pessoa que por diversas razões teve  a sua face desfigurada (tumor, traumas, queimaduras).
 
Enfim, uma técnica cirúrgica de curva de aprendizado longa que possibilita entregar aos pacientes um padrão mais elevado de reconstrução, mais refinado e com menos sequelas.

Posts Recentes

Dr. João Pedro Biló, MÉDICO - CRM-SP: 133.843, RQE: 45413
Especialidade:
Cirurgia Plástica

Fale conosco pelo WhatsApp