Skip links

Otoplastia

Otoplastia conheça a cirurgia de orelha de abano

O que é otoplastia?

A otoplastia é a cirurgia para a correção de orelhas proeminentes, também conhecida como a cirurgia de orelha de abano, é um procedimento realizado a fim de melhorar o formato e posicionamento das orelhas deixando-as simétricas e proporcionais ao rosto.

A otoplastia pode ser realizada na infância (a partir de 6 a 7 anos de idade) ou na idade adulta.

Apesar desta cirurgia plástica ser feita para reduzir o tamanho e ajustar a forma das orelhas, também pode ser realizada para tratar defeitos congênitos nos canais auditivos ou estrutura dos ouvidos e aprimorar a audição do paciente.

Trata-se de um procedimento com risco nulo ao paciente e pode ser feito a partir dos 6 anos de idade, momento em que as cartilagens das orelhas já se formaram e deixam de crescer.

A otoplastia é uma cirurgia específica para cada pessoa e, embora seja procurada na maioria dos casos para fins estéticos, cabe ao cirurgião plástico avaliar a necessidade de sua realização.

Quer saber mais sobre a cirurgia para orelha de abano? Continue a leitura e aprenda!

Como é realizada a cirurgia para orelha de abano?

A otoplastia, cirurgia de orelha de abano, é feita com o uso de anestesia local com sedação, porém, na maioria dos casos, utiliza-se a anestesia geral (principalmente nas crianças) para diminuir o estresse do paciente e possíveis problemas durante o procedimento.

Indicação para cirurgia de orelha em abano?

A cirurgia é indicada para pacientes que apresentam orelhas proeminentes uni ou bilateral.

Após aplicada a anestesia, essa cirurgia plástica acontece em 4 etapas. Observe:

1° etapa – São feitos pequenos cortes na parte de trás da(s) orelhas(s);

2° etapa – Com as incisões feitas, o cirurgião cria uma nova dobra na orelha a fim de aproximá-la do crânio e deixá-la rente à cabeça.

3º etapa – Após feitas a nova dobra, caso seja necessário, é removido o excesso de cartilagem para entregar um aspecto mais natural e simétrico à(s) orelha(s).

4º etapa – Para finalizar, os cortes são fechados com sutura.

Em alguns casos específicos, o cirurgião plástico pode também fazer cortes na parte frontal da(s) orelhas(s). Quando isto é necessário, as incisões são feitas embaixo das dobras naturais da(s) orelha(s) para garantir que a cicatrização ocorra bem e resulte em cicatrizes quase invisíveis.

Os resultados são observados logo após a conclusão do procedimento, assim que os curativos pós-cirurgia são retirados.

O pós-operatório da otoplastia

Para a maioria dos pacientes a alta ocorre no mesmo dia da realização do procedimento. Pode haver dor leve durante os 3 ou 4 primeiros dias e, caso se intensifique, pode ser controlada com o uso de analgésicos.

Nas primeiras 24 horas, o paciente usa um curativo fixado em sua cabeça por uma faixa elástica. É recomendado o uso da faixa elástica em período integral por pelo menos 30 dias. Depois disso, o uso passa a ser somente noturno e por mais 3 meses.

A faixa tem dois fins, o primeiro é para colaborar com a cicatrização perfeita da(s) orelha(s) e o segundo para proteger a região.

A cirurgia de orelha de abano não exige a retirada dos pontos, pois eles são biodegradáveis e, por isso, absorvidos pelo corpo humano. A cicatriz se torna super discreta, quase invisível.

Recuperação após cirurgia para orelha de abano

Em relação a recuperação da cirurgia para orelha de abano, na maioria dos casos pode durar até 2 semanas, apesar disso, o paciente pode retomar suas atividades sociais e profissionais cerca de 3 dias após a cirurgia. O inchaço nas orelhas desaparece somente após 3 meses.

É muito importante seguir as orientações de seu médico, o paciente deve manter a higienização da região, que deve ser suave, para evitar ao máximo a possibilidade de infecção no local, que pode estragar o resultado final do procedimento devido à má cicatrização.

Além disso, é indispensável proteger a área da exposição solar, por isso é recomendado o uso contínuo de protetor solar na região entre 4 a 6 meses, que é o período da cicatrização completa.

A otoplastia, a cirurgia para orelha de abano, é um procedimento que deve ser realizado exclusivamente por um cirurgião plástico. É este o profissional que irá determinar a necessidade da cirurgia, as condições do paciente e assegurar que o resultado esperado seja alcançado.

Quanto custa a cirurgia de orelha de abano?

Para ter conhecimento do preço de cirurgia plástica para orelha de abano em 2024 é necessário passar em consulta com o Dr. João Pedro Biló para analisar as suas queixas e indicar o melhor procedimento. Tendo alinhado o procedimento cirúrgico com suas expectativas, você terá acesso aos custos, reembolso e formas de pagamentos.
 
 
 
 
 
Dr. João Pedro Biló é Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) médico em constante atualização para oferecer técnicas cirúrgicas estéticas e reparadoras modernas e seguras.  
 
As informações contidas no site têm caráter informativo e educacional. O seu conteúdo jamais deverá ser utilizado para autodiagnóstico, autotratamento e automedicação. 
 
Para conhecer mais sobre o trabalho do Dr. João Pedro Biló acompanhe as redes sociais Instagram e YouTube.4

Posts Recentes

Dr. João Pedro Biló, MÉDICO - CRM-SP: 133.843, RQE: 45413
Especialidade:
Cirurgia Plástica

Fale conosco pelo WhatsApp