Skip links

Mastopexia

Mastopexia

As mamas são constituídas por tecido adiposo (gordura), tecido conjuntivo (sustentação), glândulas mamárias, vasos sanguíneos e linfáticos e fibras nervosas que passam por muitas alterações ao longo dos anos, perdendo a elasticidade e sua forma jovem, passando a apresentar uma aparência mais flácida e caída, no entanto, há uma cirurgia capaz de reverter esse processo chamada Mastopexia a cirurgia que levanta as mamas.

Nesse conteúdo você vai entender sobre o processo de transformação das mamas, como é feita a cirurgia, como ela eleva os seios a sua posição de origem, o pós-operatório e muito mais.

O que é mastopexia?

É o procedimento cirúrgico que visa reverter o processo natural de envelhecimento, levantando e remodelando as mamas para que o resultado final apresente uma aparência mais firme, simétricos e altos em relação a posição atual.

Popularmente chamado de “lifting de mamas”, a mastopexia pode ser realizada em conjunto com a aplicação de uma prótese de silicone, dependendo do desejo da paciente e da quantidade de tecido mamário a ser preenchido.

Nos casos em que não é necessário o uso do implante de silicone, é feita apenas a retirada do excesso de pele e reposicionamento do tecido para dar um contorno mais harmonioso as mamas.

O que leva ao caimento dos seios?

Diversos fatores influenciam nas mudanças que levam ao caimento das mamas, sendo que a maioria deles está associada às diferentes fases da vida feminina e faz parte do processo natural de envelhecimento. É esperado, portanto, que praticamente todas as mulheres apresentem esta alteração em algum momento — o que não impede que elas se sintam desconfortáveis com a situação.

Os principais causadores da flacidez das mamas são:

  • Envelhecimento: a pele do corpo inteiro perde elasticidade com o passar dos anos, o que compromete a sustentação das mamas. Os principais causadores da perda de elasticidade da pele são a diminuição de colágeno e ácido hialurônico, mas também fatores hormonais. 
  • Gestação e amamentação: durante a gravidez, os seios ficam maiores e exigem que a pele fique mais esticada. Após o nascimento do bebê, as mamas voltam gradualmente ao tamanho original, e a pele que foi esticada fica flácida;
  • Gravidade: os ligamentos suspensórios que dão sustentação aos seios enfraquecem por conta da gravidade, fazendo com que as mamas fiquem mais caídas;
  • Efeito sanfona: variações de peso fazem com que os seios aumentem e diminuam, levando à flacidez da pele;
  • Alterações hormonais: o uso de pílulas anticoncepcionais e a chegada da menopausa podem modificar a aparência das mamas, fazendo-as se inclinar para baixo.

Quando é indicada a mastopexia?

É indicada justamente para essas mulheres que têm a autoestima prejudicada pela flacidez das mamas e desejam elevar os seios à posição original para, assim, recuperar seu bem-estar e segurança em relação à aparência.

Para que a cirurgia seja viável, entretanto, é preciso que a paciente esteja fisicamente saudável e com um peso estável no dia da cirurgia. A cirurgia de lifting de mamas é indicada para situações em que:

  • Os seios apresentam forma alongada ou estão pendentes;
  • Os mamilos e aréolas apontam para baixo;
  • As mamas apresentam pele flácida e aréolas alargadas;
  • Uma das mamas é mais baixa que a outra;
  • Os seios perderam a forma e/ou volume.

Como a mastopexia é feita?

A cirurgia de lifting de mamas dura entre 2 a 4 horas, e é feita com anestesia local com sedação, geral ou peridural. Para a realização do procedimento, é realizada uma incisão que segue os contornos naturais do seio e tem formato definido pela quantidade de pele que será retirada e características da mama.

Como foi dito, a cirurgia não necessita de inclusão de prótese, porém se for uma indicação aliada ao desejo da paciente a mastopexia com prótese é possível. 

Elevar os seios de pacientes que apresentam muita flacidez geralmente necessitam ser preenchido com silicone para que volte a apresentar firmeza e sustentação.

Em ambos os casos é feito o reposicionamento do mamilo e retirada do excesso de pele. Pode ser necessário tirar gorduras e glândulas para dar um melhor formato à mama.

Pré-operatório da mastopexia

Assim como qualquer outro tipo de cirurgia, seja ela estética ou reparadora, a realização do lifting de mamas exige que sejam feitos exames como um hemograma completo e avaliação da coagulação sanguínea. Além deles, normalmente é recomendado que a estrutura da mama seja analisada por meio de ultrassom e mamografia, de modo a identificar possíveis alterações como cistos ou nódulos.

Os exames de imagem são importantes não apenas para que a cirurgia seja realizada de maneira segura, mas para que o acompanhamento pós-cirúrgico seja mais efetivo. Isso porque, ter um registro do estado das mamas antes da cirurgia permite saber se determinado nódulo apareceu antes ou depois da operação, bem como verificar se a cicatrização interna não está dificultando a detecção de futuros tumores.

Com os exames em mãos, é preciso se consultar com um anestesiologista que irá avaliar as condições da paciente e indicar o melhor método para o procedimento. Também podem ser necessários cuidados prévios como:

  • Parar de fumar algumas semanas antes da cirurgia;
  • Fazer jejum de acordo com indicação médica;
  • Interromper o uso de medicamentos que podem prejudicar a cicatrização;
  • Evitar o consumo de bebidas alcoólicas nos dias que antecedem o procedimento;
  • Não utilizar cremes e/ou cosméticos na região que será operada.

Pós-operatório da mastopexia

Após a cirurgia já é possível notar as diferenças no tamanho e formato dos seios, embora elas ainda não sejam definitivas, já que a região certamente apresentará inchaço.

É crucial seguir todas as recomendações médicas o sucesso da mastopexia, especialmente no que diz respeito ao uso de força e movimentação durante o período de cicatrização das incisões.

Nas primeiras semanas após o lifting de mamas, é preciso tomar bastante cuidado com a movimentação dos braços — que influencia diretamente na movimentação da musculatura das mamas. 

Esforços bruscos também devem ser evitados nos primeiros dias, assim como o tabagismo e a exposição solar. Também é necessário tomar cuidado para não se deitar de bruços ou de lado nos primeiros dias.

O uso de um sutiã cirúrgico é necessário durante o primeiro mês, de modo a facilitar a sustentação, a redução do inchaço e a remodelação da mama. O acessório deve ser utilizado continuamente, sendo retirado apenas na hora do banho e após 30 dias ele pode ser substituído por um sutiã normal, sem arame de sustentação.

Resultado da mastopexia

A aparência final do lifting mamário aparecerá ao longo dos meses, à medida que as incisões forem cicatrizando e os seios se adequarem ao novo formato. As cicatrizes do procedimento são permanentes mas vão se tornando menos perceptíveis.

Com o tempo, pode acontecer de as mamas mudarem novamente por conta do envelhecimento, mas um estilo de vida saudável e o controle do peso corporal ajudam a manter os resultados.

A mastopexia é um procedimento que traz excelentes resultados para a aparência das mamas e pode ser associada a outras cirurgias plásticas, contribuindo para a recuperação da autoestima e autoconfiança das mulheres. 

Entre em contato e agende sua consulta para realizar uma Simulação 3D da sua mamoplastia e veja como será seu resultado antes da cirurgia, desta forma sua decisão será mais segura.

Dr. João Pedro Biló – Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, busca atualização de forma constante para oferecer técnicas cirúrgicas estéticas e reparadoras modernas e seguras. Focado em melhorar a auto-estima e atender aos anseios de seus pacientes.

Diante disso, trouxe tecnologia capaz de Simular o resultado em 3D da cirurgia de mama para as suas pacientes, deixando-as mais segura diante das reais expectativas e benefícios da cirurgia.

Posts Recentes

Dr. João Pedro Biló, MÉDICO - CRM-SP: 133.843, RQE: 45413
Especialidade:
Cirurgia Plástica

Fale conosco pelo WhatsApp