Skip links

Lipoaspiração

Lipoaspiração

O que é lipoaspiração?

A lipoaspiração é uma das cirurgias plásticas mais procuradas. Seu objetivo é remover a gordura localizada e melhorar o contorno corporal, muitas vezes não alcançado apenas com atividades físicas e alimentação equilibrada. 

O procedimento é realizado com a inserção de cânulas que vão aspirar a gordura presente na camada abaixo da pele. É possível lipoaspirar diversas regiões do corpo e as mais frequentes são: 

  • Abdômen;
  • Dorso;
  • Cintura;
  • Costas;
  • Braços;
  • Coxas;
  • Culotes;
  • Pescoço;
  • Joelhos. 

Vale ressaltar que a lipoaspiração não é um procedimento para emagrecimento. Há um limite de gordura que pode ser aspirada em uma cirurgia (7% do peso corporal) e o paciente deve estar com os exames em dia e dentro de um limite de peso. 

Como é o pós operatório da cirurgia?

O pós-operatório exige repouso e cuidados, como o uso de cinta de contenção nas primeiras semanas. Drenagem linfática também é recomendada para ajudar a eliminar o acúmulo de líquidos e diminuir retrações e fibroses indesejadas. 

A dor é controlada com medicações analgésicas, a paciente pode receber duas a três classes diferentes de medicações minimizando ao máximo os sintomas. O inchaço (edema) atinge o auge após 3 dias, no entanto o uso do tapping intra-opertório ou precoce (até o segundo dia de pós-operatório diminuiu bastante a ocorrência do edema e hematoma na nossa prática. A recuperação dessa cirurgia costuma ser rápida considerando o retorno às atividades diárias. Em relação aos exercícios ele ocorre de maneira gradual a partir do 14ºdia podendo retornar praticamente todas as atividades após 30 dias. 

Tecnologias associadas a cirurgia de lipoaspiração

Quando realizamos a lipoaspiração esperarmos que ocorra retração da pele após o esvaziamento do “recheio – gordura”. Para estimar o quanto essa pele retrairá e o quanto podemos retirar de gordura no exame físico considermos, idade, presença de estrias, história de flutuação de peso, espessura da derme, etnia.

Quando percebe-se que não ocorrerá a retração esperada indica-se um procedimento com ressecção de pele associado – abdominoplastia, braquioplastia, cruroplastia (coxa), etc.

No entanto quando o excesso de pele é limítrofe, podemos contar com algumas tecnologias que essencialmente visam entregar calor (energia) aos tecidos promovendo retração da pele acima da esperada numa lipoaspiração tradicional.

Como opções temos o Bodytite (radiofrequência), Morpheus (radiofrequência  associada ao microcagulhamento), Renuvion, Lipoaspiração associada ao laser (Lipolaser).

Como opções para facilitar a remoção da gordura, diminuindo os esforço do cirurgião e o tempo temos a vibrolipoaspiração e o Vaser.

Posts Recentes

Dr. João Pedro Biló, MÉDICO - CRM-SP: 133.843, RQE: 45413
Especialidade:
Cirurgia Plástica

Fale conosco pelo WhatsApp