Skip links

Abdominoplastia

Abdominoplastia

O que é abdominoplastia?

A Abdominoplastia é uma cirurgia plástica indicada para tratar a flacidez de pele e gordura redundante do abdome com o intuito de melhorar o contorno corporal. Nesta cirurgia, removem-se o excesso de pele e o excesso de gordura, assim como  aproximam-se os músculos retos do abdome frequentemente afastados após as gestações ou flutuações de peso importantes.  Quando indicada, a lipoaspiração pode ser associada proporcionando um resultado mais completo.

Esta operação pode ser realizada tanto em mulheres quanto em homens, e é indicada principalmente para quem perdeu muito peso ou para mulheres que apresentam um abdômen muito flácido após ter filhos.

Algumas vezes, em mulheres magras com apenas alguma gordura localizada, em vez de uma abdominoplastia, o cirurgião pode recomendar uma miniabdominoplastia, quando a flacidez de pele localiza-se na região infraumbilical, ou somente lipoaspiração para retirar a gordura localizada sem necessidade de tratamento de flacidez de pele.

Qual a indicação da cirurgia do abdome?

Pacientes com flacidez, excesso de pele, excesso de gordura na subcutânea na região abdominal e/ou alterações na camada muscular do abdome, diástase (separação) muscular. Não está indicada para emagrecimento.

Como é feita a abdominoplastia?

Dependendo do paciente, essa operação pode levar de duas a cinco horas. A cirurgia geralmente é realizada em regime de internação hospitalar, dormindo uma noite no hospital.

O paciente receberá anestesia geral que o fará dormir durante o procedimento. Recomenda-se um acompanhante ao menos para o momento da alta.

A ferida operatória é normalmente coberta com cola cirúrgica Dermabond Prineo ou Dermabond. Frequentemente utiliza-se uma fita elástica (taping) sobre a pele para conter o edema e hematomas. Sobre isso utiliza-se uma camada de faixa com algodão e a cinta elástica cirúrgica.  A fita (taping) é retirada após aproximadamente 5 dias, podendo ser reaplicada, de acordo com a evolução de cada paciente.

A cinta elástica em geral é usada de 30 a 45 dias.

Caso o paciente seja muito ativo fisicamente, precisará limitar severamente o exercício extenuante por pelo menos quatro a seis semanas. O profissional irá aconselhá-lo sobre isso durante o processo de cicatrização.

Em geral, 10 dias de afastamento é o suficiente para a cirurgia, estando liberdades atividades de home office mais precocemente, 4 a 5 dias.

Qual o tipo de anestesia?

Anestesia: Geral com tempo de internação de 24 horas.

A cirurgia pode ser associada com lipo?

A abdominoplastia com lipoaspiração é uma excelente associação quando indicada. Promove melhora importante do contorno corporal, incluindo regiões desejadas no dorso e flancos (“pneus” logo abaixo da cintura) assim como contorno nas regiões abaixo e acima do umbigo.

Como é a abdominoplastia masculina?

Trata-se de um procedimento feito para eliminar a flacidez na região abdominal do paciente masculino. É muito comum a indicação de abdominoplastia em pacientes que realizaram a cirurgia bariátrica.

Quanto tempo a pele cicatriza depois da cirurgia?

O processo de cicatrização da abdominoplastia consiste em 3 fases: inflamação, proliferação e maturação.

A cicatriz da abdominoplastia nos primeiros 40 dias ainda é muito recente, então o médico irá monitorar a formação de hipertrofia ou queloide, este último caso mais comuns em peles negras e asiáticas.

Após 6 meses da cirurgia, é possível ver o resultado real da abdominoplastia, pois não há mais inflamação neste momento, é absolutamente normal que a cicatriz fique vermelha alguns meses após a cirurgia, sendo o auge com 3 meses de pós-operatório. Após 6 meses, a mancha clareará e ficará mais natural. Com 12 a 18 meses quase todas a cicatrizes estarão mais claras. Importante ressaltar que a exposição solar durante o período de cicatrizes avermelhadas pode causar manchas que necessitarão de tratamento específico e prolongado.

Como é a recuperação no pós-operatório?

 Em geral, o período de recuperação da abdominoplastia é simples, se o paciente seguir todas as recomendações do médico, incluindo as medicações, dificilmente sentirá dores no pós-operatório.

Algumas práticas são importantes para ajudar no pós-operatório:

  • Utilize cinta e meia de compressão

Depois de uma abdominoplastia, é recomendado que a pessoa use uma cinta de compressão para proteger o abdome, controlar o edema (inchaço) e o acúmulo de líquido na região operada, o seroma. A cinta também ajuda a proporcionar conforto à pessoa e facilitar o movimento.

Recomenda-se usar a cinta modeladora por um período de 30 a 45 dias, dependendo da indicação médica

  • Fique em repouso

Recomenda-se o repouso relativo nos primeiros 10 a 14 dias após a cirurgia, ou conforme recomendado pelo médico, para evitar a abertura das suturas e possíveis complicações. Para caminhar, apenas uma pequena fletida (dobra) no tronco e abdome é o suficiente para aliviar a tensão na região da cirurgia. Entre 7 e 10 dias, o paciente pode fazer a transição de andar com o tronco ereto novamente.

  • Faça drenagem linfática / taping

A drenagem linfática associada ou não ao taping, frequentemente inicia-se já no pós-operatório imediato na sala cirúrgica. O seguimento será feito em geral com um novo atendimento da fisioterapeuta entre o 3º e 5º dia. Tem como objetivo melhora do edema, hematomas e diminuição da formação de fibroses no pós-operatório.

  • Movimente-se

Mesmo com a indicação de repouso, é importante movimentar-se de maneira controlada em casa para evitar trombose nas veias das pernas. Ao longo do dia evitar longos períodos deitado. Intercalar com pequenas caminhadas pela casa. Não permanecer mais que 30 minutos sentado continuamente na primeira semana. 

A ocorrência de edema (inchaço) e equimoses (manchas roxas) é muito comum, principalmente nas cirurgias em que se associa a lipoaspiração. São usados drenos a vácuo na região abdominal, na maioria dos casos e nas costas nos casos de lipoaspirações maiores.

Em aproximadamente 14 dias o paciente volta a realizar suas atividades habituais com exceção a prática de atividades físicas que será liberada após 30 dias dependendo do exercício físico. Caminhadas na esteira são liberadas com 14 dias e bicicletas de academia com 21 dias.

Quanto tempo depois da abdominoplastia posso ter relação?

Não existe um período para realização de atividade sexual após a abdominoplastia, mas geralmente, o paciente pode retomar após 30 dias se se sentir confortável.

Quais são os tipos de abdominoplastia?

  • Abdominoplastia clássica

Retira-se uma grande porção de pele e gordura da região infra-umbilical. Aproximam-se os músculos retos do abdome. Em geral utiliza-se o umbigo da própria paciente para o novo umbigo.

A cicatriz resultante fica escondida sob a calcinha ou biquíni.

A lipoaspiração é frequentemente associada.

Neste caso, a cicatriz é menor e indicada para eliminar uma pequena flacidez na região inferior da barriga, muito conhecida como pochete. É uma técnica indicada para pessoas que têm pouca flacidez na barriga.

Ou seja, é ideal para as mulheres que estão em seu peso ideal. Porém, tem um pouco de flacidez que as incomoda e não consegue eliminar com exercícios físicos ou dieta.

A correção da diástase dos músculos retos do abdome pode ser realizada nesse procedimento.

  • Abdominoplastia em âncora

Aqui, a cicatriz tem a forma de um T invertido para remover o excesso de pele. Mais indicada para grandes perdas de peso (em geral cirurgias bariátricas prévias por técnica aberta, não videolapararoscópica).

No entanto, a cicatriz será diferente e terá um formato maior para remover uma grande quantidade de pele remanescente não apenas na parte inferior, mas também na vertical.

  • Abdominoplastia reversa

Na abdominoplastia reversa, a cicatriz fica escondida abaixo das mamas.

Mesmo sendo pouco utilizada, essa técnica é particularmente indicada em pacientes com muita flacidez de pele sobre o umbigo, na parte superior do abdômen.

O benefício pode ser ainda maior se a paciente desejar operar as mamas, pois dessa forma a mesma incisão pode ser usada.

Indicação de exceção.

Como é a gravidez após a cirurgia?

A abdominoplastia realizada antes da gravidez não oferece nenhum risco para a mulher e não prejudica o desenvolvimento ou a saúde do bebê, pois o crescimento da criança estica a pele e o acúmulo de gordura na região abdominal é maior, os resultados da abdominoplastia poderão ser perdidos de acordo com o ganho de peso na gestação.

Geralmente, recomenda-se que a gravidez ocorra pelo menos 1 ano depois da abdominoplastia, pois isso pode garantir a cicatrização adequada da pele, ou que a cirurgia seja realizada após a gestação para corrigir a flacidez.

Posts Recentes

Dr. João Pedro Biló, MÉDICO - CRM-SP: 133.843, RQE: 45413
Especialidade:
Cirurgia Plástica

Fale conosco pelo WhatsApp